sábado, 22 de setembro de 2012

VIDAS PASSADAS & REENCARNAÇÕES



MOMENTOBRASIL.COM(Comentário):

 Normalmente, a recordação de vidas passadas é considerada como prova da teoria da Reencarnação. Principalmente, quando relatada por crianças. Porém, alguns acreditam que a criança pode estar tendo uma "vivência mediúnica". Ou seja, ela pode estar relatando as experiências de um espírito desencarnado que está se comunicando.
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DECLARAÇÃO FINAL DO XXI CONGRESSO ESPÍRITA PAN-AMERICANO
 Os participantes do XXI Congresso Espírita Pan-Americano, da CEPA, que teve como tema central “Perspectivas Contemporâneas da Teoria Espírita da Reencarnação”, realizado na cidade de Santos, São Paulo, Brasil, de 5 a 9 de setembro de 2012, emitem a presente Declaração, a partir de propostas, ideias e conceitos expostos e debatidos no referido evento:   As estatísticas demonstram que a crença na reencarnação ou sua aceitação como hipótese científico-filosófica ganha expansão em todos os continentes, independentemente das tradições culturais e religiosas de seus respectivos povos e nações. Episódios cada vez mais frequentes de      recordações espontâneas de prováveis vidas passadas, especialmente em      crianças, assim como o emprego de hipnoses regressivas e experiências      mediúnicas acessando presumíveis vidas anteriores à atual existência      física, oferecem hoje rico manancial de estudos apto a fornecer suporte      fático à teoria reencarnacionistas. A aceitação da hipótese palingenésica,      especialmente a partir da perspectiva racional e filosófica, apoiada em      indícios e/ou evidências que se verificam no campo da ciência      experimental, vem ao encontro das propostas fundamentais do Espiritismo,      enunciadas nas obras básicas de Allan Kardec e em obras complementares de      filósofos, cientistas, estudiosos, escritores e pensadores que, depois      dele, vêm desenvolvendo a teoria espírita numa perspectiva progressista,      laica e livre-pensadora. Como resultado desse sério e fecundo labor, é      possível, no presente estágio cultural da Humanidade, apresentar a teoria      reencarnacionista espírita como um novo paradigma filosófico e científico      a merecer a apreciação, o estudo, o aprofundamento da pesquisa e a      aplicação prática em todas as áreas do conhecimento e do agir humano. Para que a teoria espírita da reencarnação      possa, efetivamente, ser assimilada como um novo paradigma filosófico e      científico, entretanto, será mister oferecê-la à cultura humana, não mais como um artigo de fé religiosa, mas como      conhecimento capaz de dotar o indivíduo e a sociedade de responsabilidade      pessoal e coletiva  sobre o      progresso individual e social.  Sublinhe-se que, a partir da visão genuinamente      espírita, a reencarnação não é um fim em si mesmo. Ao contrário, é um meio      idôneo, necessário, insubstituível, inserido em um processo multifacetado,      dinâmico, parte integrante que é dos mecanismos da evolução, princípio      científico consagrado pela modernidade.   À luz da filosofia espírita, a reencarnação      pode ser vista como poderoso instrumento de busca da justiça social,      reduzindo, progressivamente, as desigualdades e injustiças sociais. Estas      jamais devem ser interpretadas como decorrentes de suposta vontade divina,      mas como resultado do orgulho, do egoísmo e do desrespeito às leis      naturais. A proposta ética espírita combate esses vícios humanos e      contribui com a construção de uma sociedade mais justa e solidária.  Diferentemente de antigas crenças, como a da      metempsicose, ou de algumas concepções ainda vigentes em doutrinas      reencarnacionistas que se dizem inspiradas no cristianismo, no hinduísmo      ou em outras concepções religiosas do mundo atual, a palingênese espírita      defende que o espírito reencarna para progredir e não para resgatar      culpas. Por isso mesmo, a visão reencarnacionista espírita é      essencialmente pedagógica, exercendo importante papel na progressiva      educação do espírito imortal. Plenamente inseridos nas propostas      contemporâneas em favor da preservação dos recursos naturais      indispensáveis à vida saudável presente e futura, os espíritas devem      envidar constantes esforços em prol de uma teoria espírita      reencarnacionista sustentável, apta a contribuir para a conscientização da      Humanidade no sentido de evitar o consumismo exagerado e a falsa prosperidade.
A visão      palingenésica espírita, enfim, liberta o espírito do dogmatismo religioso      e de quaisquer posturas sectárias. Construída a partir das propostas      contidas na obra de Allan Kardec e de seus interlocutores espirituais, e      permanentemente aperfeiçoável pela contribuição progressista e      livre-pensadora que resulta do intercâmbio entre a Humanidade encarnada e      desencarnada, é, no entender dos espíritas aqui reunidos, eficiente      instrumento de autoconhecimento, de educação e de progresso ético individual      e coletivo. Afinada com as leis naturais, especialmente com os valores de      Justiça, Amor e Caridade, que as sintetiza, a reencarnação, tal como      sistematizada na teoria espírita, contém, dessa forma, elementos de      convicção científicos, filosóficos e éticos de caráter universal. Graças à      sua visão reencarnacionista, fundada na evolução e no progresso, pode o      

2 comentários:

Giancarlo disse...

un felice fine settimana...ciao

Anônimo disse...

Caro Roy

Eu também sou espírita (ou pelo menos me esforço em sê-lo). Sem a Reencarnação não se explica os dissabores da Vida. É a Justiça Divina entrando em ação.

Abraços