quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

QUE VERGONHA...

O presidente do IBAMA se demitiu na quarta-feira passada devido a pressão para autorizar a licença ambiental de umm projeto que especialistas consideram um completo desastre ecológico: o Complexo hidrelétrico de Belo Monte. A mega usina de Belo Monte iria cavar um buraco maior que o canal do Panamá no coração da Amazonia, alagando uima área imensa de floresta, expulsando milhares de indígenas da região. As empresas que irão lucrar com a barragem estão tentando atropelar as leis ambientais para começar as obras em poucas semanas. A mudança de presidencia do IBAMA poderá abrir caminho para a concessão da licença. Abelardo Bayma Azevedo, que renunciou à presidencia do IBAMA, e não é a primeira renuncia causada pela pressão para construir belo Monte. Seu antecessor, Roberto Messias, tambem renunciou pelo mesmo motivo no passado e, a própria ministra Marina Silva renunciou ao Ministério do Meio Ambiente por desafiar Belo Monte. A Eletronorte, empresa que mais irá lucrar com belo Monte, está demandando que o IBAMA libere a licença ambiental para começar as obras mesmo com o projeto apresentando graves irregularidades. Porém em uma democracia, os interesses financeiros não podem passar por cima dos projetos ambientais legais, ao menos não sem comprarem uma briga. A hidrelétrica iria inundar 64.000 hectares da floresta, impactar centenas de quilomentros do rio Xingu e expulsar mais de 40.000 pessoas, incluindo comunidades indígenas de várias etnias que dependem do Xingu para sua sobrevivencia. O projeto de R$30 bilhões é tão economicamente arriscado que o governo precisou usar fundos de pensão e financiamento público para pagar a maior parte do investimento. Apesar de ser a terceira maior hidrelétrica do mundo ela seria menos produtiva, gerando apenas 10% da sua capacidade no período de sêca de julho a outubro. Os defensores da barragem justificam o projeto dizendo que ele iria suprir as demandas de energia do Brasil. Porém, uma fonte de energia muito maior, mais ecologicamente e barata está disponível: a eficiencia energética. Um estudo do WWF demonstra que somente a eficiencia poderá economizar o equivalente a 14 Belo Monte até 2020. Todos se beneficiariam de um planejamento genuinamente verde, ao invés de poucas empresas e empreiteiras. Porem são as empreiteiras que contratam lobistas e tem a força política. A construção de Belo Monte pode começar ainda em fevereiro. O ministro das MInas e energia, Edson Lobão, diz que a próxima licença será aprovada em breve.(https://segure.avaaz.org/po/parebelomonte/pvl).
MOMENTOBRASILCOM.COM(Comentário):
Eis ái um dos motivos porque a presidenta Dilma manteve o LOBÃO. Eis aí porque o Sarney lutou tanto para colocar o filho na presidencia da Eletronorte (ainda não desistiu) e atualmente briga para manter o comando da indicação da presidencia e fatalmente indicará o afilhado Antonio Muniz Filho para assumir o cargo. Eis porque a corrupção no Brasil é crônica. Estatais e Empresas de economia mista, teriam em uma democracia que se respeitasse que serem presididas por funcionários de carreira. Mas, infelizmente nas poucas vezes que o fato ocorre, o tempo de permanencia é curtíssimo. Vale mais a barganha dos lobistas politiqueiros e empresários desonestos, que fazem de tudo para a execução da chamada lei Gerson: o levar vantagens em tudo, pois, o desvio de recursos é grandioso e contempla a legião dos que põem uma fatia nos bolsos. O fato é tão alarmante que a ministra do Meio-Ambiente demitui-se. Eis os requícios do governo Lula, que se diz o brasileiro de maior moral e ética existente no país. A sucessora é fruto desse governo e, consequentemente não impedirá tamanha vergonha.

Um comentário:

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Olá Roy.

Pelo Amor de Deus não!!!
Será que não estão vendo todas as tragédias que estão acontecendo nestes Estados com as chuvas, devido a má distribuição do povo que não tem infra estrutura para construir suas moradias e foram morando em encostas e morros e tantas outras coisas como cidades mal planejadas...
Imagine o impacto desta usina então?
Não aprendem mesmo... a NATUREZA depois vai mandar a conta!!!

Falar o quê destes sanguessugas....

Luz amigo, a coisa tá feia...