domingo, 30 de janeiro de 2011

O PAPEL do MÉDIUM NA REUNIÃO MEDIÚNICA.

NOTA:Temos recebido na redção, através do 'Fale conosco", um número crescente de e-mails, solicitando alguns esclarecimentos à respeito da Doutrina Espírita e o 'Módus Operandi', nas Casaa Espíritas, bem como o andamento dos trabalhos mediúnicos. Face ao exposto, e dentro do possivel, estamos na oportunidade expondo nosso ponto de vista intercalando na matéria ensinamentos fornecidos pela Espiritualidade e alguns confrades com livros publicados.
Afirma o Irmão Bezerra de Menzes: ..." È sempre a mediunidade que dará nascimentos aos movimentos de paz e de guerra, dependendo da sintonia espiritual. Mas, como não devemos pensar em destruição, ocupemo-nos da mediunidade traçada por Kardec e ampliada pelos Espíritos Superiores, para que possamos fazer nascer a paz dentro de nós mesmos, porque essa paz com as mãos do tempo e a vontade de Deus, irá avançar e atingitr toda a terra e todas as criaturas".
Nas tarefas mediúnicas. é essencial que exista uma afinação, uma sintonia entre os participantes para se estabelecer uma sincronia de forças, a conhecida "corretente vibratória". Dessa forma, vê-se como é importante a concentração individual, visto que a qualidade dos trabalhos de intercambio depende fundamentalmente da participação consciente e responsável de cada um. Em o Livros dos Médiuns: o codificador afirma que o poder de associação dos pensamentos de todos é que contribuirá para a comunicação dos Espíritos, mas, afim de que todos esses pensamentos concorram para o mesmo fim, é preciso que vibrem em uníssono; que se confundem por assim dizer, em um só, o que não pode dar-se sem concentração. Portanto, cada participante precisa estar consciente da sua responsabilidade para que haja êxito nas atividades programadas pela Espiritualidade Maior".
Compromissos com os amigos espirituais:
1- Buscar sintonia através da prece e dos bons pensamentos(disciplina).
2-Facilitar a aproximação da entidade através da passividade mental e do controle emocional(caridade).
3- Confiar na aproteção da equipe espiritual e na equipe encarnada. (Fé).
4-Disciplina de assiduidade e pontualidade, pois a Espiritualidade assim procede.
Conduta:
"A conduta mediunica é a marca que pode mostrar aos que te cercam, indicando como realmente é a sua vida espiritual. Nessa ordem de coisas é que deves pensar e construir em seus passos os bons modos, tirando de todas as experiencias louváveis o melhor para tua vida. O medianeiro sincero assíduo no auto aprimoramento ouve permanentemente a consciencia educada em Jesus. Para tanto, deves fugir das contendas. O conflito te predispõe para o encontro com as trevas e abre caminhos para que firas o teu companheiro que às vezes, precisa do teu exemplo de tolerancia e de complacência para se encontrar. Com alguns minutos de boa conduta, podes ganhar um companheiro que há muitos anos vem se esforçando para vencer a sí mesmo. E para chegar a essa condição é necessario buscarmos equilibrio e concentração.(Miramez).
O Projeto Manoel Philomeno de Miranda, recomenda:
"Para que haja uma boa concentração, tal exige um relaxamento que passa por alguns estágios, sejam eles:
Relaxamento - do corpo físico serve para para preparar e favorecer a calma, a tranquilidade interior.
Abstração - abstrair-se do mundo exterior, de tudo ao seu redor.
Interiorização - fazer silencio interior, abstraindo-se tambem dos conteúdos psicológicos(emoções, pensamentos, imagens, lembranças...)
Fixar a mente - a mente fixa e a atenção volta-se exclusivamente para o objeto da reunião.
Arquietar a mente - nesse ponto a mente se aquieta e no caso dos médiuns, oferece espaço para a sintonia mental com os Espíritos que irão transmitir a comunicação.
EDUCAÇÃO MORAL:
" O desenvolvimento da mediunidade deve ser entendido unicamente como a educação da personalidade do medianeiro, a sua disciplina e o seu direcionamento para o bem. O méduim que se propõe a educar-se nos moldes disciplinares de Cristo, de vez em quando se sente aturdido pela própria natureza inferior, pois toda mudança criteriosa requer tempo, firmeza e fé, para que a esperança nos envolva, de maneira a nos convencer que a sabedoria e o amor são caminhos insubstituíveis. O médiun educado é digno de ser chamado discípulo de Cristo. Com o estudo, que motiva a inteligencia; com trabalho no bem, que motiva o amor, o candidato ao intercambio entre os encarnados e desencarnados ganha segurança e de braços abertos para ao Sol da vida, pode dizer sorrindo para Deus: eu vivo, porque Cristo vive em mim! Mas é preciso nunca deixar para depois o que vamos repetir para o nosso bem; "Educacando-nos para que, renegados a impiedade vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente".(MIRAMEZ).
EDUCAÇÃO TÉCNICA:
1- Exercício da prece e educação.
1.2 - Percepção fluídica (aura e chakras).
1.3 - Percepção dos pensamentos e emoções do espírito comunicante.
1.4- Ausencia de medo.
1.5- Vestimenta cromoterapicamente correta, confortáveis e compostas.
1.6- Postura de médium na cadeira(costas apoiadas e pés apoiados nao chão).
1.7- Alimentação adequada.
1.8- Repouso( antes e depois do trabalho)
OBSTÁCULOS:
No geral: Imperfeições e viciaçoes, interesse material, orgulho, presunção, indolencia e irresponsabilidade.
No gabinete: ... confiança cega nas suas comunicações e na infilibidade dos Espíritos que atuam por seu intermedio".(M.P. Miranda).
E MAIS:
Falta de estudo da codificação. A estagnação pode ocasicionar a mistificação (consciente, involuntaria ou inconsciente)(Roy Lacerda).
EVOLUÇÃO:
A Doutrina Espírita é um convite à transformação moral, levando a um processo natural de auto conhecimento, proporcionando condições para a realização desse encontro pessoal. Toda essa mudança quando ocorre naquele que já interiorizou os princípios Espíritas, denota um amadurecimento que favorece uma nova compreensão da vida e uma necessidade permanente na busca da evolução. Quando existe uma conscientização o individuo torna-se cônscio às suas responsabilidades procurando então adquirir hábitos e qualidades, o que irá favorecer a sua evolução enquanto integrante de um grupo mediunico. Mediunidade ostensiva não siginifica evolução. ás vezes constitrui-se carreira de aflições purgadoras, que se apresentam com a finalidade específica de convidar a criatura ao reajuste moral perante as Soberanas Leis de DEUS. O papel do médium vai refletir sua evolução moral através de comunicações autenticas, seguras e disciplinadas".
DOUTRINAÇÃO:
Para alguem ser bom doutrinador não basta ter boa vontade, mas saber desempenhar a função. Não é necessario ser técnico, um especialista. porem, é preciso não abdicar do bom senso. Cabe ao doutrinador ouvir o que o espírito comunicante tem a dizer, para depois orientá-lo, de acordo com o que ele diga, sempre num posicionamento de conselheiro e nunca de um discutidor. Ser conciso, porque alguem em perturbaação não entende muito do assunto que seu interlocutor está falando. O comunicante deve ser encaminhado ao autodescobrimento. De nada adiantando falar de pontos doutrinários. Quando alguem está com uma enxaqueca, não adianta nenhum medico se deter em explicaçõeds sobre a doença. o individuo deseja apenas um medicamento para curar-se. O doutrinador deve ser breve, simples e sobretudo, falar de maneira natural, fazendo com que o desencarnado receba mais pelas vibrações que as palavras.
Obs: Todo trabalhador mediunico iniciante, após concluir o curso a que se propõe, ao iniciar suas atividades deve ser acompanhado por outro com maior experiência durante certo tempo ou, até que sinta-se em condições de desenvolver o trabalho sem mais necessitar dessa ajuda.
MOMENTOBRASILCOM.COM(comentário):
Desta forma, esperamos ter atendido aqueles que fizeram a solicitação.









4 comentários:

BLOG DO PROFEX disse...

Roy, estou por aqui acompanhando e curtindo seu blog. Informações de qualidade. Fui radialista até um mês atrás e estou dando um tempo para refletir.. Deixo um bom fim de semana e um grande Abraço!

Maria José disse...

Excelente matéria, meu amor. Esclarecedora e com pontos fundamentais para quem desenvolve essas funções. Vou imprimir e levar para estudo ao meu grupo de trabalho. Beijos.

MOMENTOBRASILCOM.blogspot.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MOMENTOBRASILCOM.blogspot.com disse...

MARIA JOSÉ:

Sabe que não sou afieto a responder comentários. Mas no seu caso, abro uma exceção. Sabe tb que realizo palestras(gratuitas) pelos inumeros convites. Lamento que precise levar esta matéria para o teu grupo. Ponho-me à disposição para ministrar o correto procedimento em casas Espíritas. Bjs. Roy Lacerda.