segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CURIOSIDADES / UTILIDADE PÚBLICA.

O OLHO HUMANO:
Alem de responsável por captar e transformar a luz para permitir a visão, o orgão dá pistas importantes sobre doenças no resto do corpo.
O olho é um órgão par, de estrutura delicada e complexa, que capta e ajusta a luz originada nos objetos e gera imagens contínuas transmitidas ao cérebro de forma instantânea. No plano posterior ao globo ocular, ocorre a transformação da luz em impulsos eletromagnéticos, transmitidos pelo nervo óptico e pelas vias ópticas, até centros visuais cerebrais.
Funcionamento:
O olho tem uma camada exterior branca, relativamente resistente esclerótica que é coberta por uma membrana fina(conjuntiva). A luz entra pela córnea, uma cúpula transparente que se encontra sobre a superfície do olho e funciona como uma camada protetora da parte frntal do órgão. Derpois de passar pela córnea, a luz penetra na pupila, uma zona negra que se encontra no centro da íris(a área circular e colorida do olho). A íris controla a quantidade de lua que entra no olho, abrindo e fechando, como a abertura da lente de uma câmera. Por trás da íris, encontra-se o cristalino. Para que o olho foque os objetos próximos, um pequeno músculo chamado ciliar se contrái, fazendo com que o cristalino aumente de espessura. Para que o olho foque objetos distantes, o mesmo músculo relaxa-se, diminuindo a espessura do cristalino. Atrás do cristalino e antes da retina, está a câmara vítrea, preenchida por uma substância com consistencia de gel, chamada humor vítreo. A retina é composta por nervos que percebem a luz e vasos sanguíneos que nutrem essa estrutura. ela converte a imagem em impulsos elétricos, que são transmitidos ao cérebro pelo nervo ótico. A parte mais sensível da retina é a mácula, que conta com centenas de terminações nervosas e milhões de fotorreceptores unidos entre si. Quando estimulados, esses fotorreceptores propiciam a maior nitidez. Cada um deles está ligado a uma fibra nervosa, que entre sí formam o nervo ótico.
Regiões protetoras:
A cavidade óssea da órbita protege o olho e permite-lhe mover-se livremente em todas as direções. Os cílios agem como uma barreira que afasta do olho as partículas estranhas. As pálpebras superior e inferior cobrem os olhos e fecham-se rapidamengte para protegê-los de poeira, objetos estranhos e luz intensa. o O pestanejar contribui para a distribuição das bactérias pela superfície do olho. As lágrimas umedecem a superfície do lho, mantendo-a lubrificada. Sem essa umidade, a córnea secaria e ficaria opaca.
Os defeitos mais comuns da visão:
Miopia: os raios de luz formam seu foco antes de atingir a retina. è possível ver os objetos próximos claramente, mas a visão fica embaçada à medida que eles se afastam.
Hipermetropia: os raios de luz formam seu foco atrás da retina. Pode-se ver objetos a distancia com certa nitidez, mas os objetos próximos parecem borrados.
Astigmatismo: objetos próximos e distantes parecem embaçados, pois os raios de l,uz formam seu foco inclinado em dois planos diferentes.
Presbiopia: tambem conhecida como 'vista cansada', é causa pela deficiencia do mecanismo de acomodação da visão de perto, fato que se acentua após os 40 anos, dificultando a leitura.
Curiosidades:
Muitos animais possui a visão em preto e branco. Alguns deles entretanto, enxergam melhor que o homem, como a águia, por exemplo. Outros, como o rinoceronte, são extremamente míopes. vários animais enxergam uma parte dos raios infravermelhos. Isso lhes permite caçar durante a noite, já que o corpo emite raios infravermelhos conforme a sua temperatura. (Fonte: Correio Braziliense).

4 comentários:

Maria José disse...

Gostei da matéria, amor. A maioria das pessoas possui algum tipo de problema visual. Um dos mais importantes, entre os cinco sentidos humanos, é a visão. Ela nos permite a percepção do mundo com todas as suas formas e cores, que tanto impressionam o homem desde os tempos mais remotos. Cada “defeito” tem suas características e sintomas e ter esse conhecimento é importante para fazermos o tratamento adequado. Beijos.

Jorge disse...

Excelente texto!
Um aprendizado a mais.
Valeu mesmo, meu amigo!!!

Um grande abraço!

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Olá Roy.

Muito informativa sua postagem.
Parabéns, de grande utilidade pública.
Muita Luz e Paz em seu coração!

angela disse...

Um texto interessante principalmente se levarmos em conta que esta nossa cultura é extremamente visual.
abraços