terça-feira, 14 de setembro de 2010

MOMENTO MANGUAÇA CULTURAL!

Você sabia?
Momento Manguaça Cultural :
Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo.Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.
O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor.
No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.
Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente.
Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'.
Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'
Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar.
E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
(História contada no Museu do Homem do Nordeste).
Não basta beber, tem que conhecer!

3 comentários:

Isa mar disse...

Muito legal, eu já tinha pesquisado sobre isso uma vez, por indicação de uma entidade da Umbanda.
Agora relendo aqui achei mais alguns detalhes, muito interessante!
Beijos em seu coração!

angela disse...

Muito bom. Adorei. E que pingue muito.
abraços

claudete disse...

Olha vou retornar ao Museu do Homem do Nordeste para rever a história, coloquial e bastante própria da nossa cultura que acaba virando folclore.Muito veementes suas colocações nas postagens posteriores, porque comento aqui? Para ratificar o que penso de nós quando diante da possibilidade de sermos censurados ... E me pergunto : seremos ou nos autocensuramos? Bem do jeito que a coisa está desandando ,somente pessoas como você altruístas e corajosas mostram a cara. Vivemos o momento tão condenado pelos que hoje estão no poder , do peleguismo desenfreado...tenho pena daqueles que não se locupletam disso para conseguir pelo menos uma indicação de um estágio universitário ...Tudo está nesta base, não adianta muito fazer seleção...Sempre tem alguém passando à frente porque "seu fulaninho pediu"...É só para falar de coisas amenas e menores. Pode até ser que fraudadores e corruptos gerais neste governo tenham sido execrados publicamente mas...Tudo continua acontecendo e para minha tristeza: o "povão(?!) gostando" ( ou não?) , pois pelas pesquisas do IBOPE tudo leva a crer que sim não é? Não sabemos mais em que acreditar. Longe de mim desmerecer o que está melhor no meu País,inclusive para mim um dos méritos deste governo foi não mexer no que estava certo, agora daí a querer ser o Salvador da Pátria ...vai uma certa distância. Mas o povo tem o governo que merece...Logo vamos ver se esta tendência da Lei de Gerson e da falta de Ética vai continuar ganhando este jogo de vida ou morte.Abraços e continue sendo este canal que denuncia e comenta sem medo de ser feliz, afinal é um exercício de democracia e cidadania.