terça-feira, 1 de junho de 2010

A INTERNET E AS ELEIÇÕES.

....(O ministro Carlos Ayres Bitto, do Supremo Tribunal Federal,considera a internet o último refurgio de liberdade do homem). E tambem porque o anonimato é permitido. Ah, quantos crimes não são cometidos a cada segundo na rede devido ao anonimato.
E ouse falar contra o anonimato.Você será acusado depugnar contra a livre manifestação de pensamento e correrá o risco de se tornar alvo de uma campanha difamatória. Ouse sugerir algum tipo de regulamento que discipline o que pode ser postado.Ou pelo menos o que não deve. Com toda certeza você será execrado como o mais vil dos inimigos do direito universal ao livre acesso à informação e à opinião. Fira injustamente a imagem de alguem ou instituição no jornaltv ou radio.Oatingido apelará para a justiça.Evocê serájulgado. Na internet,não. Porque se você conseguir identificar quemo ofendeue decidir processá-lo haverá quem se encarregue de clonar a ofensa e de disseminá-la rede a dentro. Para cada anonimo identifiacado e processado surgirão milhares dispostos a ecampar a ofensa. A internet servirá nas eleições para que candidatos e partidos tentem, legitimamente, atrair apoios e votos por meio de mensagens e debates. Esse será, digamos, o lado sadio do uso da rede. Mas ela servirá tambem para a sistemática e organizada tentativa de destruir reputaçõese espalar rumores e mentiras. Não duvide: acabará prevalecendo o lado negativo do uso da rede. Sob a proteção do anonimato ou da falsaidentidade, e com a ajuda de militantes voluntários ou pagos,partidos e candidatos já começam a travar o jogo sujo na internet. Ao cabo do processo eleitoral,seria curiosocomparar o grau de veracidade do que foi postado na rede em o grau de veracidade do qiue foi veiculado por jornais, emissoras de elevisão e de radio. Mais do que curioso:poderia ser educativo. O que alguns chamam de Partido da Imprensa FGolpista tem seu equivalente no Partido da Internet Golpista. A sigla é a mesma - PIG. O mal que podem causar é o mesmo. Com algumas diferenças: um está em declínio, o outro em expansão. Um tem CNPJ, o outro nem CPF.(Fonte: Ricardo Noblat/A Tarde).
Obs: Extraimos parte da matéria publicada em coluna do tambem blogueiro, há 6 anos), or entendermos ser a mais importante, para nosso comentário.
MOMENTOBRASILCOM.COM(Comenta):
Há algum tempo tecemos um comentário justamente a respeito do uso responsável da internet e de que formapoderia ser usada na campanha de 2010. Temos opinião bastante semelhante a do nobre colega, acrescentando que as tentativas infrutíferas ainda realizadas pelo governo federal de amordaçar a Imprensa em todos os meios de comunicação, deveriam ser rechaçardas pelos profissionais de respeito e os independentes, de forma mais acentuada e contundente.

Um comentário:

serpai disse...

Olá...!

Sabes...? O meu blog conta já com um ano...! E para a ocasião escrevi algo que também é para ti... e, de passagem, podes ver que há um selo que podes levar, se assim o quiseres... Pois, como o seu nome indica, serve para "selar" este vínculo que nos uniu neste tempo transcorrido..., isso me encantaria..., e faria completo este festejo e a minha alegria...!
Ou se não..., ofereço-te uma flor de Ceibo que é a flor do meu país: Argentina.

Obrigado pela tua presença...!

Cumprimentos,

SERGIO.