segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A RESPONABILIDADE DOS PARTIDOS.

Mensalão de Arruda ou do DEM? :
O desastre protagonizado por José Roberto Arruda faz aflorar o enorme preconceito que parte importante da imprensa tem contra o DEM — considerado “de direita”. É preciso ser muito energúmeno para afirmar que o Democratas é direitista. Mas os energúmenos estão à solta… Por que escrevo isso? Porque já se chama o esquema de falcatruas do Distrito Federal de “mensalão do DEM”. Calma lá! Quem exerce hoje no DEM a função que José Genoino exercia no PT quando estourou o mensalão petista? É o deputado Rodrigo Maia (RJ). Ele está metido na lambança do DF como Genoino estava na do PT? Não que se saiba. Quem seria o articulador político do DEM, fazendo, na legenda, o trabalho — refiro-me ao trabalho legal — que José Dirceu fazia no PT? Eu diria que é Jorge Bornhausen. Ele está metido na lambança do DF como Dirceu estava na do PT? Não que se saiba. Quem é o líder do DEM na Câmara, como João Paulo Cunha liderava o PT? É Ronaldo Caiado (GO). Ele está metido na lambança do DF, como Cunha estava na do PT? Não que se saiba. O mensalão petista foi justamente classificado de “petista” porque a cúpula dirigente estava comprometida com ele. Não é o caso, até onde se sabe, das lambanças de Arruda. Enquanto não surgir uma evidência ao menos de que direção do partido tivesse ciência do esquema ou fosse sua beneficiária, chamar a coisa de “Mensalão do DEM” ou é manifestação do tal preconceito ou é prestação de serviços ao petismo. E se Arruda for expulso do partido? Será, ainda assim, “mensalão do DEM” ??? No caso petista, não custa notar, os “Arrudas” estão de volta. E ocupam de novo a cúpula do partido.(Fonte:Reinaldo Azevedo).
MOMENTOBRASILCOM.COM(Comenta):
Em diversas oportunidades publicamos matérias assinadas pelo nobre colega, por enterdermos semelhanças de pontos de vista. Com todo respeito, discordo frontalmente desta vez. È de um passado distante e remoto, o tempo em que afiliados a partidos políticos tinham ideologias próprias. Hoje, seguem fielmente a 'cartilha' do partido, sob pena de ser desfiliado. Os partidos são responsáveis sim, por seus componentes. Essa história de não saber, é jargão e propriedade do presidente Lula. A menos que os partidos políticos não passem de 'Casas de Mãe Joana' onde cada um faz o que quer. O Partido DEM, tem a sua parcela de culpa, independetemente da posição que tomar, da mesma forma que o PV tem sua responsabilidade sobre as declarações desrespeitosas do ex-vereador baiano e atual ministro da cultura (cargo que lhe caiu no colo com a renúncia de Gilberto Gil) a respeito da impensa. E falo de cátedra, pois há vários e vários anos faço coberturas políticas na Assembleia Estadual e Câmara Municipal em Salvador, onde o ministro Juca Ferreira , jamais teve projeto aprovado. Em suma: todos os partidos são responsáveis por aqueles que manteem em seus quadros.

Um comentário:

angela disse...

São responsaveis sim pelos seus quadros, mas isso não significa que partilhem da falcatrua como ficou claro no caso do mensalão.